ECO-ESCOLAS _ Seminário Nacional

Decorreu no fim-de-semana de 20, 21 e 22 de janeiro, o Seminário Nacional do Eco-escolas em Ílhavo. A Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes (ESDJCCG), escola sede do Agrupamento de Escolas de Ílhavo (AGI), esteve muito envolvida pois nela se desenvolveram as atividades na tarde de sexta-feira e os almoços dos dias 20 e 21. Tiveram lugar ainda as intervenções nos trabalhos da Diretora do AGEI e da coordenadora Eco-escolas da ESDJCCG, professora Fátima Seabra, respetivamente na sessão de abertura e no painel de sábado, sobre a horta biológica.

A professora Fátima Seabra salientou que a horta biológica da escola tem constituído uma estratégia para a inclusão e para a sustentabilidade já que na escola tem sido muito trabalhada pelos professores da educação especial e seus alunos para além de alunos do ensino regular que têm sido envolvidos nas atividades da horta. Salientou ainda que esta estratégia tem verdadeiras dimensões transversais e de interdisciplinaridade, e também longitudinais ao longo do percurso escolar dos estudantes.

Outros professores da escola e alunos do 12º de Biologia participaram no seminário, positivamente, com centenas de participantes com origem nas escolas de várias regiões do país incluindo os arquipélagos dos Açores e Madeira, e nos Municípios envolvidos no Eco-escolas. A participação destes alunos do 12º ano incluiu a visita à Eco mostra na Casa da Cultura de Ílhavo, pelas 12h de sexta-feira, onde visitaram diversos ateliers de escolas do país e de empresas e organizações, sobre o tema do ambiente e sua preservação. Tiveram a missão de conduzir os participantes do Seminário até ao edifício da ESDJCCG, para o almoço e atividades de workshops na sexta-feira à tarde. Os alunos puderam participar no workshop sobre o Zoológico de Lisboa e a Biodiversidade, a convite dos orientadores, e assim, realizaram uma visita virtual ao Zoo via Skype, e a partir de alguns materiais biológicos (ossos, pelos, carapaças, dentes, …) identificaram grupos em que se classificam alguns animais.

No último dia, domingo, alguns participantes realizaram uma parte cultural com visita a vários ex-libris do concelho de Ílhavo, nomeadamente ao Museu da Vista Alegre, ao Museu Marítimo de Ílhavo e Aquário dos Bacalhaus, às praias da Costa Nova e da Barra, e à exposição na Casa da Cultura de Ílhavo. De salientar a grande disponibilidade logística da Câmara Municipal de Ílhavo, que tornou possível este evento. Vários auxiliares de ação educativa da escola garantiram os almoços na escola.

O Seminário Eco-escolas incluiu uma ação de formação de professores, creditada, onde participaram muitos dos presentes.