O Clube Europeu foi a Roma

“Acho que durante toda a semana foi preciso beliscar-me constantemente para ter noção que estávamos em Roma e que conseguimos tornar realidade esta viagem!”, Miguel Silva.

E assim foi… de 1 a 5 de julho, os doze alunos do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Ílhavo concretizaram finalmente a visita a Roma. Ao longo de dois anos, sob a coordenação da professora Stela Maria Lopes, planearam toda a viagem e realizaram inúmeras atividades de angariação de fundos.

Acompanhados por várias professoras, durante os cinco dias, visitaram os locais mais emblemáticos de Roma, designadamente, o Coliseu e a sua envolvente, o Fórum Romano, o Circo Máximo e algumas igrejas (Santa Maria Sopra Minerva, Santa Maria degli Angeli) e as Basílicas de Santa Maria Maggiore e de São Pedro. Também houve ocasião para visitar diversas fontes, entre as quais a Fontana del Tritone, Fontana dei Quattro Fiumi, Fontana di Trevi, entre outras.

A par da visita, houve ainda a oportunidade de ativar conhecimentos prévios relativamente ao património histórico-cultural e ao modelo civilizacional visitados.

Foi consolidada a sensibilização que tinha vindo a ser feita junto dos discentes para a abertura ao Outro e a outras línguas e culturas, através de contactos linguísticos diversificados. O ambiente vivenciado entre todos proporcionou também a continuidade da promoção de valores, como a cooperação, a solidariedade, a cultura de escola, em suma, o reforço da cidadania ativa.

A visita de estudo foi ainda uma mais-valia quanto à aprendizagem da língua inglesa em contexto internacional e à ativação de conhecimentos interlinguísticos, relativamente a outras línguas europeias.

Nas palavras do aluno Miguel Silva “(…) valeu muito a pena! (…) esta viagem vai ficar escrita na nossa história e nas nossas memórias…”

A visita a Roma demonstrou que o contexto escolar não se resume a um estabelecimento de ensino. Aprende-se fora da escola!

(Clube Europeu e professoras acompanhantes do Agrupamento de Escolas de Ílhavo)