Clubes e projetos

ESCOL(H)A – Direitos Humanos

A EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS é a expressão de um compromisso para com os direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), nas Convenções das Nações Unidas e nas constituições dos vários países.

 

Torna pública a aceitação de uma responsabilidade em respeitar, proteger e promover os direitos de todos os povos do mundo num enfoque multicultural e histórico.

 

A intervenção periódica da Secção de Defesa dos Direitos Humanos da Universidade de Coimbra promove os princípios democráticos num debate argumentativo e reflexivo que nos une como “Uma Família Aberta”.

 

Nestas intervenções a turma de 12.º B convida outras turmas da área de Humanidades para uma consciencialização alargada e colectiva no palco da escola, que entronca diferentes etnias. Neste sentido, abraçamos o intercâmbio cultural com a Escola Dona Joaquina & Sumbe, de Viana-Luanda, que nos visitará a partir de 23 de março de 2019. Este intercâmbio tem o aplauso da Câmara Municipal de Ílhavo que orientará as visitas dos alunos angolanos e seus Professores pelo Concelho de Ílhavo. Nesta linha de pensamento, teremos a intervenção do Mentor da AMI, Dr. Fernando Nobre, em 23 de abril.

 

Assim sendo, promovemos a construção de alunos fraternos, democráticos, com respeito às diferenças e com capacidades de comunicação num pensamento crítico e transparente que alicerça a dignidade humana e a justiça universal.