Identidade

Escolas agrupadas

Herdeira da antiga Escola Técnica, funciona desde 1982 nas atuais instalações. O seu patrono foi um destacado médico, pintor, ilustrador e escritor ilhavense que continua a inspirar as ofertas da escola na matriz cultural da sua vida e obra. Atualmente possui 520 alunos, aproximadamente, matriculados do 8.º ao 12.º ano, que frequentam os vários cursos científico-humanísticos, cursos profissionais e cursos de Educação e Formação.


Começou por ser a Escola Preparatória D. Manuel Trindade Salgueiro e, em 1979, a Escola Preparatória de Ílhavo. Em 1998 estreou as atuais instalações com a entrada em pleno funcionamento do 3.º ciclo. Foi apenas em 2004 que adotou como seu patrono José Ferreira Pinto Basto, comerciante e empreendedor que fundou a Fábrica da Vista Alegre. Pouco depois, tornou-se a primeira sede do recém formado Agrupamento. No presente ano letivo aloja cerca de 372 alunos, do 5.º ao 7.º ano de escolaridade.


A anterior Escola Básica do Corgo Comum recebeu novas instalações em 2010, passando a utilizar a denominação de Centro Escolar da Coutada. Presentemente é frequentada por 124 alunos do Pré-Escolar ao 4.º ano de escolaridade, além de possuir a valência de ATL.


Foi em 2010 que a antiga Escola Senhora do Pranto, fundada no início de 1960, ocupou o edifício do atual Centro Escolar. Este novo conjunto integra as valências de Pré-Escolar, 1.º Ciclo e ATL. É frequentado por cerca de 266 alunos.


O Centro Escolar da Légua foi inaugurado no início do ano letivo 2010/ 2011. Engloba o antigo Jardim de Infância da Légua, em atividade desde 1987, o espaço de ATL e a anterior Escola Básica com o mesmo nome. Ao todo aloja 70 alunos.


O Centro Escolar de Vale de Ílhavo, inaugurado na mesma data do que os outros três, é o que se situa mais afastado do centro da cidade. Aloja um Jardim de Infância e a escola básica do 1.º Ciclo para 36 alunos oriundos da zona da Lavandeira, Quintãs e Moitinhos. Possui ainda a valência de ATL.


É maior escola básica do Agrupamento, com 12 salas de aula, apesar de apenas possuir 92 alunos. Funciona nas atuais instalações desde 1987. Tem a particularidade de ser uma Escola de Referência para o Ensino Bilingue de Alunos Surdos. Num edifício contíguo existe um Jardim de Infância com as mesmas características, que recebe também crianças de fora do concelho e onde é feita intervenção precoce. Integra ainda a valência de ATL.


Fica situada num pequeno lugar com o mesmo nome, perto da Vista Alegre, a cerca de 1 Km do centro da cidade de Ílhavo. Funciona em dois edifícios separados, um com o 1.º Ciclo e outro com o Jardim de Infância. É frequentada por 120 alunos do Pré-Escolar ao 1.º Ciclo.


No mesmo recinto, frequentado por 52 alunos, funciona a Escola Básica da Gafanha de Aquém, construída em 1914, o jardim de infância, que começou a funcionar em 1982, e o ATL, inaugurado em 2001. Está, neste momento, em construção o edifício do novo Centro Escolar que alojará as três valências.