Identidade

Imagem visual

O logótipo do Agrupamento foi criado expressamente aquando da sua formação, em 2012, através de um concurso público aberto a toda a comunidade educativa. Pretende expressar simbolicamente a realidade histórica, social e cultural em que se insere e os valores que perfilha.

As cores, púrpura, amarelo dourado e preto, têm como referência o brasão e bandeira de Ílhavo, elevado a cidade em 1990, e identificam-no, desta forma, como o Agrupamento da cidade sede do Município. O azul, apresentado em duas tonalidade, remete para o contexto de uma região marcada pelas fronteiras da Ria e do Mar. A disposição das letras que formam o acrónimo AgEI constitui um aglomerado de elementos, diferentes e bem definidos, que resultam num conjunto unitário, uma metáfora para as várias escolas que compõem o Agrupamento. Este conjunto é atravessado por cinco ondas, também uma alusão ao contexto sócio-cultural e geográfico, que representam os cinco ciclos do Ensino que se lecionam nas várias escolas. As raízes culturais ligadas à epopeia da pesca do bacalhau encontram-se patentes na forma de um dóri que acentua a letra "I" e cavalga as cinco ondas. Tal como o faziam os pescadores, simboliza o esforço individual e a superação de obstáculos em favor do bem comum.